COMO SURGIU

Eram contadas 22 horas e 40 minutos, do dia 03 de outubro de 2007. Seguia o assunto na República, localizada na Rua Minas Gerais:

- Então, quantas máquinas de solda vendeu hoje?
- Vi na previsão que amanhã vai cair água.
- Tenho que entregar duas resenhas na faculdade sexta-feira. 

Em meio a assuntos não muito interessantes para a véspera do início da maior festa alemã das Américas, surgiu à idéia de trajar-se com vestimentas nada usuais (totalmente bregas) para o dia a dia, e percorrer as ruas de Blumenau movidos a cânticos germânicos.  Sete amigos, cada um religiosamente com a sua lata de cerveja em mãos, percorreram as principais ruas da cidade embalados por “Um barril de chopp” e “Ia ia ia ooo”.  O destino final foi o Parque Vila Germânica. Faltando aproximadamente 20 horas para a abertura dos portões e inicio da 24ª edição da Oktoberfest, o grupo de foliões afinou as cordas vocais e fez um pedido uníssono em coral: “ABRE, ABRE, ABRE!"


A partir desse dia, através da simpatia de amigos que não estavam presentes e de adeptos do movimento de antecipação da abertura da festa, o grupo foi aumentando, ano a ano, com a integração de mais membros e a utilização de um “carro” que se tornaria a razão de ser do Eröffnung: o Ventania.
O Eröffnung Gruppe passou a ser sinônimo de festa e alegria, concretizando a mais genuína animação dos alemães com os mais variados sotaques do Brasil! Sinônimos desses adjetivos também são o Ventania, o Vulcano (pegando fogo), e o RodoEco (cuidando do ambiente onde o bicho vive, o bicho bêbado) , que completa a frota do grupo. 
Se você ainda não viu o Eröffnung Gruppe por aí, certamente o verá em breve, na companhia do seu inseparável, insuperável e indispensável Ventania, entoando o seu mantra “Abre, abre, abre”, ou em qualquer festa que tenha muita loira bem gelada!